O projeto “English Class Teens: Apender Inglês de forma divertida”, ministrado e coordenado pela professora Simone M. de Jesus Mendes Diogo tem como finalidade oferecer o ensino da Língua Inglesa a comunidade que queira conhecer e se inteirar da aprendizagem de uma segunda língua de forma prazerosa e divertida, conscientizando tais indivíduos sobre a importância de aprender outro idioma, uma vez que a Língua Inglesa tem se tornado universal e também considerada um direito, um requisito para o exercício de uma cidadania plena, não apenas para os alunos em fase escolar, mas para a maioria da população.
Neste contexto, tal ação intenta viabilizar o encurtamento das distâncias sociais, pensando na construção de alternativas concretas que representem, na prática, iniciativas de democratização em todos os níveis de acesso ao conhecimento.
Para tanto, este projeto de extensão atém-se ao tema diversidade cultural, já que os conflitos étnicos em nível mundial e a criação de práticas racistas oriundas de preconceitos, estereótipos, intolerância cultural e incapacidade de compreender a dinâmica diferenciada das variadas culturas dos povos são notórias.
Os estudos realizados no decorrer do projeto intentam para uma perspectiva plurilíngue que considera as especificidades dos grupos com os quais se atua numa concepção fértil, crítica, propositiva e, sobretudo, democratizante, permitindo que o aprendiz de classes populares entre em contato com outras culturas e assegure o conhecimento universal acumulado pela humanidade.
Logo, as aulas desta ação contam com a presença de acadêmicos bolsistas que ajudam a dinamizar as atividades propostas para que o ensino da Língua Inglesa se estabeleça de forma prática, descontraída e divertida, levando-se em consideração a integração de todos os níveis de conhecimento, incluindo de forma abrangente alunos de várias faixas etárias e níveis de escolaridades, com um público composto por crianças de 5 anos em diante, adolescentes, jovens e adultos, o que de fato, comprova a finalidade do projeto diante de uma visão inclusiva e, sobretudo, respeitando as diversidades culturais.